Formol Nunca Mais!

Apresentando, Novatec Progress


Sem cheiro desagradável, sem efeitos nocivos à saúde. A Brasil Ervas inova mais uma vez e traz a Novatec Progress, que trata os cabelos ao mesmo tempo que alinha os fios, sem usar formol .A Progress é compatível com qualquer química e promete aquecer o mercado.

Pensando na saúde e beleza dos clientes, a Novatec Progress tem eficácia e durabilidade igual ou maior que a escova progressiva com formol. Aprovada e notificada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Novatec Progress é segura e não oferece riscos para os cabeleireiros ou usuários.

O princípio ativo é o Pro Liss 100, composto por uma associação entre Oxoacetamida Carbocisteína e Oxoacetamida Amino Ácidos. Este princípio possibilita a interconversão da forma oxidada da cisteína em uma forma reduzida, o que remodela os fios. Juntamente com o Activeshine Amazon (mistura de manteiga de murumuru e manteiga de babaçu), a Novatec Progressbrilho, restauração, condicionamento, força e resistência à fibra já  danificada por outros processos químicos.

Para quem não é especialista na área, explicamos. A Brasil Ervas encontrou uma alternativa segura e eficaz de defrizante e redutor de volume. Um conjunto de produtos legalizados, ao contrário da progressiva com formol, que teve sua produção e utilização condenadas pela Anvisa. Para facilitar a substituição nos salões de beleza, a empresa criou um processo de aplicação muito parecido com o antigo, só que com a Novatec Progress o cliente vai para casa com o cabelo finalizado e limpo.


Tratamento de beleza

A pesquisadora Daniela Riccio assegura que a eficácia da Novatec Progress já foi testada numa prova de fogo rigorosa. “Uma das nossas estratégias foi colocar a linha à disposição de vários cabeleireiros especializados na aplicação de progressivas com formol para eles testarem e compararem os resultados. O sucesso foi absoluto! Todos esses profissionais estão ansiosos pelo lançamento para poderem abandonar de vez o formol“, comemora a diretora.

O uso criminoso do formol ainda acontece por uma pressão de mercado e por falta de alternativas capazes do mesmo resultado. Agora esse problema tem uma solução que vai além das expectativas. Se o cabelo liso, bonito e saudável é a sua escolha: experimente!

Os perigos do formol

Os produtos com formol foram proibidos pela Anvisa desde 2001. Mas a substância era facilmente encontrada em farmácias, drogarias e estabelecimentos comerciais. Então em junho de 2009 a Anvisa lançou a regulamentação RDC 36 e proibiu a venda de formol nesses lugares. Dermatologistas, químicos e hairstylists são unânimes na certeza de que a técnica é perigosa. O formol é um componente altamente tóxico para o organismo. A quantidade máxima (e segura) permitida em formulações cosméticas é de 0,2%, uma dosagem insuficiente para produzir o alisamento dos fios.

O uso do formol pode provocar irritação nos olhos, nas narinas, dor de cabeça, irritação e feridas no couro cabeludo e na pele do rosto. Casos de intoxicação e problemas respiratórios são comuns, e as repetições só agravam o problema: podem ocorrer lesões na córnea, insuficiência respiratória e queda dos fios.

O que é o formol?

Também conhecido como formalina, o formol é um líquido incolor tóxico, de cheiro forte e característico, obtido a partir da dissolução do gás formaldeído. Como é um produto irritante, não deve ter contato direto com a pele. É empregado na assepsia de material cirúrgico em geral e para preservar cadáveres por ter ação bactericida e antisséptica.

No caso da escova progressiva com formol, o cabelo só fica bonito após a aplicação porque para compensar a ação danosa na camada interna dos fios, a técnica inclui aplicações de altas dosagens de queratina concentrada, criando um tipo de filme que encapa os fios, deixando-os perfeitos do lado de fora e vazios por dentro. Depois de algumas aplicações o cabelo fica sensível e pode quebrar numa simples escovação.

O formol se torna um perigo ainda maior durante o processo de uma escova progressiva por estar associado ao calor do secador, gerando vapores de formol altamente penetrantes e prejudicando todas as pessoas que se encontram no salão. Em geral, os profissionais desconhecem todos os riscos. Se houver alguém no salão que tenha algum tipo de problema respiratório, hipersensibilidade ou que os olhos tenham passado recentemente por cirurgias poderá sofrer um choque anafilático e chegar a morte. Além disso, o composto é considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: revista Boa Forma

Os riscos que o formol oferece para sua saúde

PELE
É tóxico em contato com a derme, causa irritação, dor e queimaduras.

OLHOS
Provoca irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Em altas concentrações pode causar danos irreversíveis.

INALAÇÃO
Pode causar câncer no aparelho respiratório, dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da frequência respiratória, graves ferimentos nas vias levando ao edema pulmonar e pneumonia. É fatal em altas concentrações.

EXPOSIÇÃO CRÔNICA
A frequente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando a dermatites. O
contato repetido pode provocar uma reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)